quinta-feira, 12 de julho de 2012

Homenagem a Carl Sagan



     O vídeo apresentado a seguir é uma homenagem ao físico, astrônomo, professor, cientista e extraordinário ser humano que foi Carl Sagan.

     Quando a sonda espacial Voyager (Sagan e sua mulher Ann Druyan trabalharam neste projeto) passou por Saturno, Sagan pensou: "por que não virar a câmera da nave em direção à Terra e tirar uma foto?!"




     Pois bem, este vídeo é a narração desta história feita pelo próprio Carl Sagan com uma fantástica e emocionante edição, certamente vale a pena conferir.



     A mensagem que fica é que estamos sozinhos e isolados pelo frio e pela escuridão total do universo ao nosso redor, a Terra é nosso único lar. Deste modo, devemos ter especial atenção, não apenas à natureza e nossos recursos, mas também a todas as relações com todas as pessoas que amamos.



     "A Terra é uma anomalia. Em todo o sistema solar, ao que se saiba, é o único planeta habitado. Nós, humanos, somos uma entre milhões de espécies que vivem num mundo em florescência, transbordando de vida. No entanto, a maioria das espécies que existiram não existe mais. Depois de prosperarem por 180 milhões de anos, os dinossauros foram extintos. Todos sem exceção. Não sobrou nenhum. Nenhuma espécie tem garantido o seu lugar neste planeta. E estamos aqui há apenas 1 milhão de anos, nós, a primeira espécie que projetou os meios para a sua autodestruição. Somos raros e preciosos porque estamos vivos, porque podemos pensar dentro de nossas possibilidades. Temos o privilégio de influenciar e talvez controlar o nosso futuro. Acredito que temos a obrigação de lutar pela vida na Terra - não apenas por nós mesmos, mas por todos aqueles, humanos e de outras espécies, que viveram antes de nós e a quem devemos favores, e por todos aqueles que, se formos inteligentes, virão depois de nós. Não há nenhuma causa mais urgente, nenhuma tarefa mais apropriada do que proteger o futuro de nossa espécie. Quase todos os nossos problemas são provocados pelos humanos e podem ser resolvidos pelos humanos. Nenhuma convenção social, nenhum sistema político, nenhuma hipótese econômica, nenhum dogma religioso é mais importante."

(Carl Sagan, 1934 - 1996 , Bilhões e bilhões)



-------------------------------------------------------------------
Fonte:







SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões. São Paulo: Companhia de bolso, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário