Trabalho/Energia/Potência
Seminário realizado pelas turmas de primeiro ano com os temas:
1. Coisas que produzem movimento
2. Trabalho
3. Máquinas potentes
4. A gravidade armazena energia
5. A energia dos movimentos
6. Como facilitar o trabalho
7. James Prescott Joule
8. Usinas hidroelétricas e consumo de energia
Quanto aos critérios de avaliação: utilização do tempo estipulado (15 minutos, aproximadamente, mais ou menos 5 minutos); exploração do tema e pesquisa; aprofundamento do tema; postura do grupo apresentando e assistindo aos demais seminários (aqui entra a linguagem utilizada, se leu algum material); criatividade; relacionamento do tema com os conceitos estudados.
Sendo assim, apresento a seguir minhas impressões sobre cada grupo e seu respectivo conceito:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºC
Grupo 1 - Tempo utilizado: 24 minutos; apresentação em power point; alguns slides continham muito texto; leitura de material (postura); alguns integrantes do grupo falaram muito baixo; deram destaque ao motor do carro (como exemplo); utilização de 'gírias' (postura); citaram explosão atômica como exemplo de combustão (errado); não respondeu à algumas dúvidas do público.
Conceito: R
Grupo 2 - Não apresentou.
Conceito: I
Grupo 3 - Tempo utilizado: 18 minutos; apresentação em power point; grupo definiu potência; realizaram uma demonstração (criatividade); falaram sobre rendimento, perdas de energia; falaram muito baixo; confusão entre rendimento e eficiência; realizaram um exercício como exemplo (erro no cálculo, a turma percebeu); grupo apresentou conclusão.
Conceito: B
Grupo 4 - Tempo utilizado: 10 minutos; utilização da lousa para explicar; ao usar a lousa para explicar integrante do grupo ficou de costas para o público (postura); erro no cálculo da lousa (no final corrigiu); demonstração com uma maçã; respondeu à minha questão.
Conceito: R
Grupo 5 - Tempo utilizado: 10 minutos; apresentação em power point; explicaram a unidade de energia pelo S.I.; slides do power point um pouco densos; demonstração com uma rampa (criatividade); citaram que a energia cinética de um objeto depende do referencial; citaram o teorema da variação da energia cinética; falaram da importância de se manter uma distância de segurança entre os veículos na estrada; demonstraram como se chega na equação da energia cinética na lousa (integrante do grupo fez essa parte de costas para o público); grupo apresentou conclusão.
Conceito: B
Grupo 6 - Não apresentou.
Conceito: I
Grupo 7 - Tempo utilizado: 10 minutos; apresentação em power point; boa introdução; slides do power point muito denso e as letras eram pequenas; confusão durante a apresentação do histórico; leitura de slides e de outros materiais (postura); integrante do grupo falou baixo; apresentaram a lei de Joule para a potência; deram um exemplo na lousa, porém o integrante do grupo explicou de costas para público; não responderam a questão sobre a conversão de libras por pé para joule.
Conceito: B
Grupo 8 - Tempo utilizado: 18 minutos; apresentação em power point; leitura dos slides (postura); citaram as 10 maiores usinas hidroelétricas do mundo; linguagem inadequada; explicaram, de forma geral, o funcionamento das turbinas; passaram muito rápido os slides; apresentaram um vídeo ao final do trabalho.
Conceito: R
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºD
Grupo 1 - Tempo utilizado: 08 minutos; citaram a energia dos músculos para relacionar com o movimento no corpo humano; transferência de movimentos para produzir outros movimentos; falaram sobre energia cinética e potencial gravitacional (transformações de energia); grupo bem articulado, no geral.
Conceito: B
Grupo 2 - Tempo utilizado: 22 minutos; apresentação em power point; relacionaram trabalho e o sentido do movimento; citaram acréscimo de energia em um sistema; explicaram trabalho negativo; leitura de material (postura); relacionaram as equações do trabalho; apresentaram um vídeo ao final da apresentação.
Conceito: B
Grupo 3 - Tempo utilizado: 21 minutos; apresentação em power point; leitura de material (postura); slides da apresentação densos; falaram muito baixo; passaram muito rápido os slides; falaram sobre as unidades de potência; trouxeram uma maquete (criatividade); apresentaram o cálculo da potência com relação ao corpo humano.
Conceito: B
Grupo 4 - Tempo utilizado: 11 minutos; apresentação em power point; slides muito densos; falaram sobre energia potencial gravitacional e elástica (exemplo do arco e flecha); leitura de material (postura); falaram sobre coletores solares côncavos (pequena confusão); citaram o exemplo do bate-estaca e sua utilização; fizeram um exemplo de cálculo da energia potencial da gravidade.
Conceito: B
Grupo 5 - Tempo utilizado: 16 minutos; apresentação em power point; leitura de material (postura); slides muito densos; não apresentaram o tema no início; citaram movimento relativo, diferentes referenciais; integrante do grupo fez sua fala agachado (postura); .
Conceito: R
Grupo 6 - Tempo utilizado: 33 minutos; apresentação em power point; confusão no início; apresentaram o tema no começo; falaram sobre a transformação de ‘força em distância’; letras dos slides muito pequenas; slides muito densos; leitura dos slides (postura); exemplos de rampas, escadas e rodas; utilização de gírias (postura); apresentaram um vídeo; demonstração do exemplo de uma rampa. Integrantes mostraram grande falta de compromisso com o trabalho e principalmente com o trabalho em grupo.
Conceito: R
Grupo 7 – Apresentação em 08/11; tempo utilizado: 30 minutos; apresentação em power point; slides muito densos; trabalho de Joule: estudos sobre o calor, trabalho mecânico, movimentos que produzem calor; pequena confusão durante a apresentação; não conseguiram explicar muito bem o ‘equivalente mecânico do calor’; citaram várias equações (algumas desnecessárias); apresentaram conclusão no final.
Conceito: B
Grupo 8 - Tempo utilizado: 14 minutos; apresentação em power point; falaram sobre o potencial hidroelétrico e sobre os impactos ambientais causado pelas hidroelétricas (‘energia limpa’); leitura de material (postura); slides muito densos; citaram a energia perdida nas sistemas; falara sobre as vantagens e desvantagens das usinas; apresentaram um vídeo ao final da apresentação.
Conceito: B
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário