Nesta atividade estudaremos a coleta e o tratamento de dados de laboratório por meio de simulações.
O trabalho em laboratório exige uma série conhecimentos prévios: como se portar em tal ambiente, medidas de segurança, como fazer aferições, como expressar medidas e unidades de medida corretamente, construção de gráficos, etc.
Parte I - Lei de Hooke
OBJETIVOS
A experiência consiste na determinação da constante elástica de uma mola pela determinação direta do coeficiente entre a força aplicada à mola e seu alongamento.
A experiência consiste na determinação da constante elástica de uma mola pela determinação direta do coeficiente entre a força aplicada à mola e seu alongamento.
INTRODUÇÃO
O dinamômetro funciona baseado na Lei de Hooke. Quando a deformação X da mola é elástica, cessando a ação da força F que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica Fel intrínseca à mola.
Fel = k.x
ou
Fel = - k.x
(vetorialmente)
onde K é a constante elástica da mola. A unidade da constante elástica da mola no Sistema Internacional é N/m.
Observação: O sinal negativo na expressão vetorial da Lei de Hooke significa que o vetor força elástica Fel atua no sentido contrário ao vetor deformação X.
MATERIAL
http://phet.colorado.edu/sims/mass-spring-lab/mass-spring-lab_en.html
Links alternativos:
Simulador encontrado no site:
http://phet.colorado.edu/sims/mass-spring-lab/mass-spring-lab_en.html
Links alternativos:
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Explorar o programa e se familiarizar com sua linguagem;
- Colocar os massores na mola e medir sua alongação (existem três massores diferentes).
DADOS COLETADOS
GRRÁFICO
CONCLUSÃO
Aqui o grupo deve expressar a interpretação de todos os dados empíricos, as relações com a Lei e suas consequências práticas. Ainda poderá conter comentários sobre todas as dificuldades e singularidades encontradas no processo experimental.
BIBLIOGRAFIA/SITIOGRAFIA
http://estacaodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2010/04/Figura_09_4.jpg
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0402
http://phet.colorado.edu/sims/mass-spring-lab/mass-spring-lab_en.html
http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/dinamica/trabajo/muelle/muelle.htm
Material Alternativo:
http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/dinamica/trabajo/muelle/muelle.htm
http://estacaodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2010/04/Figura_09_4.jpg
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0402
http://phet.colorado.edu/sims/mass-spring-lab/mass-spring-lab_en.html
http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/dinamica/trabajo/muelle/muelle.htm
Material Alternativo:
http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/dinamica/trabajo/muelle/muelle.htm
como vamos encher toda a tabela se Você só pediu para descobrir 6 pesos e a gravidade do planeta x
ResponderExcluirBruno, essa tabela é um exemplo...seu relatório NÃO deve estar igual a este exemplo.
ResponderExcluirDeste post você deve retirar somente o programa Masses & Springs através do link (ressaltando que pelo título do post esta atividade é originalmente destina à disciplina de PTC do terceiro ano).
ResponderExcluiro que que via aser t e x
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